top of page

Desenho

Para crianças, jovens e adultos

IMG_20170915_104831.jpg

Aula de desenho realizada junto à Julia Saldanha, 2017.

Aula de desenho realizada junto à Julia Saldanha, 2019

Para criar, partimos de inspirações, sensações, emoções, ideias, pesquisas que nos levam a construção de algo: imagens, objetos, sons, movimentos, escritas, etc. Estas criações vão  dialogar com seu entorno provocando reflexões, emocionando, inspirando, incomodando... Como diz o editorial do livro Arte brasileira para crianças*, "a arte é um exercício continuo de ação e liberdade" e nesta interação não existem regras. 

 

Nestes encontros de desenho, trabalhamos as diversas inspirações à criação e rompemos com alguns padrões que temos do que é desenhar. Através de exercícios práticos, buscamos a liberdade e descoberta através do gesto de desenhar, experimentando diversos materiais, suportes e linguagens. Dentre as linguagens e materiais, exploramos a monotipia em suas diversas formas de impressão, assim como materias de diversas texturas (aquosas, asperas, oleosas) como água, terra,  diferentes tintas, lápis  entre outros. Dentre os suportes, papeis, tecidos, metais, agua, pedra, terra e ar, são nossos territórios de trabalho. O desenho bidimensional e o tridimensional são abordados, explorando o espaço e as diversas formas de ocupá-lo. Como inspirações, trabalhamos a partir de textos (poéticos e artísticos), músicas, passeios, experiências sensoriais (tato, ofato, paladar), entre outros estímulos pelos quais desenvolvemos cores, formas, linhas, texturas, espaço, luz/sombra, gestos, dimensões e composição. 

 

Para os encontros com crianças, o universo infantil é a principal fonte de inspiração gerador de brincadeiras. Porém, fazem parte de todos os nossos formatos de curso realizar sensibilizações e jogos, por onde criamos novas formas de olhar, de criar e construir o desenho, incentivando a espontaneidade dos participantes, abrindo e orientando-os às diversas possibilidades do desenho, sem interferir nas escolhas e autonomia de cada um. O ateliê se estende através exercícios do olhar, apresentação de artistas e suas obras, e pela experimentação de materiais, tendo como principais inspirações os livros Fazer e pensar arte da artista dinamarquesa Anna Marie Holm, Arte Brasileira para crianças e o projeto de pesquisa italiano Segni Mossi.

A proposta dos encontros de desenho é ampliar e transformar as formas de olhar, desenhar e sentir o mundo, sensibilizando a criatividade dos participantes e incentivando a liberdade de criação presente no universo infantil e muitas vezes perdida no universo adulto. Despertamos o olhar para os desenhos que compõem o mundo ao nosso redor, descobrindo e percebendo linhas, formas e cores que passam desapercebidas ao nosso olhar cotidiano. O exercício de desenhar busca trazer aos participantes outras formas de compreender o desenho e o mundo, utilizando-o como meio de expressão, concentração, e comunicação.

  

Durante os encontros conversamos coletivamente sobre os desenhos realizados, assim procurando desenvolver e compreender a multiplicidade de formas de desenhar. Com adultos, aprofundamos a conversa sobre as experiências e linguagens vivenciadas através do desenho e observamos as transformações do desenho de cada um no decorrer do curso, assim como as diversas características e composições do desenho: cheio, vazio, linhas, cores, intensidade, composição, texturas, formas, dimensões , etc. 

 

Lista de materiais (à serem providenciados pelo aluno):

 

Lápis (6B, 4B, 2B e H)

Giz de cera

Giz pastel

Lapis de cor

Canetinha

Pincés

Lápis grafite

Papel: gramatura entre 90 e 160 (Variar)/ tamanhos A4, A3, A2 (Variar)

Papeis diversos coloridos

Retalhos de tecido

Linhas e la

Agulha

Cola bastão

Cola branca

Tinta Guache e nanquim

Caderno (opcional)

Pasta A2 (opcional)

 

Haverá a produção de tintas artesanais a partir de pigmentos naturais.

 

 

Obs 1: não é necessário trazer toda a lista de materiais porém é ideal que exista uma variedade de materiais durante o ateliê. Para tanto, podemos organizar dentro do grupo a divisão da compra dos materiais, desta forma cada participante traria um  tipo de material.

Obs 2: o participante pode trazer outros materiais de seu gosto que não estejam na lista.

 

Bibliografia

 

Fazer e Pensar Arte, Anna Marie Holm, Museu de Arte Moderna, Sao Paulo, 2005

Degas Dança Desenho, Paul Valery, Cosac & Naif, São Paulo, 2003

O Atelier de Giacometti, Jean Genet, Cosac & Naif, São Paulo, 2000

Matisse, Escritos e Divagações sobre a arte, Cosac & Naif, Sao Paulo, 2007

O Olhar, organização Adauto Novaes, Companhia das Letras, São Paulo, 1988

Do desenho, Mario de Andrade

Arte Brasileira para crianças, Isabel Digeres, Marcia Fontes, Mini Kerti e Priscila Lopes, Ed. Cobogo, Rio de Janeiro, 2016

Inspirações

Edith Derdik

Dudi Maia Rosa

Flávia Ribeiro

Ana Angélica Albano

Anna Marie Holm

Segni Mossi

La Scuola del Fare Associazione Culturale

Maison d’édition Les trois ourses

 

Fazer e Pensar Arte, Anna Marie Holm, Museu de Arte Moderna, Sao Paulo, 2005 ​

**Arte Brasileira para crianças, Isabel Digeres, Marcia Fontes, Mini Kerti e Priscila Lopes, Ed. Cobogo, Rio de Janeiro, 2016

Duração do curso 

Semestral: 4 meses / 2horas/ 1 vez por semana

Intensivo : 5 encontros / 2horas

Aula avulsa: 2horas

20180609_164120_edited.jpg

Curso para adultos realizado no Instituto Pro Saber em 2018.

20180607_131231.jpg

Curso para crianç realizado no Instituto Pro Saber em 2019..

ORGANIZADORES

Luana Vieira Gonçalves

Ulisses Carrilho

 

ILUSTRADOR

Kammal João

 

TEXTOS 

Katia Rosendo

Luana Vieira Gonçalves
 

COLABORAÇÃO

Bruno Balthazar

Filipe Machado

COORDENADORA DE PROGRAMAÇÃO VISUAL

Amanda Lianza

bottom of page