top of page
Livrinho de artista - Luana Moura (66).JPG

Atividade Livrinho de artista. Foto: Luana Moura.

Nasci em São Paulo. Morei, 7 anos em Campinas (Brasil),  5 anos em Paris (França), um ano em Lomé (Togo) e vivo no Rio de Janeiro desde 2016. Depois de me formar em Artes plásticas na Unicamp em 2009, trabalhei como arte educadora com crianças em situação de rua junto à Casa Guadalupana. Em 2010 fui para Paris realizar na Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis o mestrado sobre a migração da artista franco-americana Louise Bourgeois, da França para os Estados Unidos. De 2012 à 2014 trabalhei em Paris como mediadora e educadora no Centre Pompidou dentro da galeria de exposições dedicada às crianças. Neste espaço ministrei ateliers e fiz a mediação de exposições para crianças de diversos lugares do mundo.

 

De 2014 a 2015, no Togo, coordenei e participei de um intercâmbio entre crianças brasileiras e togolesas. Em 2016 tive a oportunidade de participar da programação das Jornadas de Outubro na EAV - Parque Lage, com curadoria de Lisette Lagnado, onde desde então dou aula desde e permaneci por 4 anos como supervisora no projeto que acontece com e para crianças, o parquinho lage, onde adquiri experiência na coordenação de projetos, gestão humana e organização de eventos culturais.

Tenho interesse em poder através da arte, compartilhar e conhecer outros mundos, podendo trocar com eles e provocar encontros entre eles. Minha formação e meu percurso pessoal, me levaram à encontros com diversos universos, realidades sociais, culturas, formas de pensar e de construir a vida. 

Gosto de me relacionar com o mundo à partir de desenhos e imagens em movimento. Na Universidade me encontrei nas práticas do desenho e da gravura. Fiz alguns cursos de ilustração para livros infantis na Itália, Espanha e na França. Hoje minha atividade profissional transita entre a educação, coordenação de projetos, produção, pesquisa e criação em arte. Realizo projetos pedagógicos ao redor da criação de livros de artista  e da criação de filmes junto com crianças, adolescentes e adultes.

 

Acredito que na educação cada vez mais expandimos as salas de aula para o mundo, e a natureza tem extrema importância neste diálogo entre a criança e o mundo de hoje. Como diz a artista dinamarquesa Anna Marie Holm: vamos sair das salas! No sol, na chuva, no frio e na neve. Aprendemos com os outros, com os espaços e mundos que habitamos e com a natureza da qual também fazemos parte. 

ME CONTACTAR

luanavieiragoncalves@gmail.com      

Tél : (+55) 21 98209 1370

  • Instagram

Sua mensagem foi enviada!

ORGANIZADORES

Luana Vieira Gonçalves

Ulisses Carrilho

 

ILUSTRADOR

Kammal João

 

TEXTOS 

Katia Rosendo

Luana Vieira Gonçalves
 

COLABORAÇÃO

Bruno Balthazar

Filipe Machado

COORDENADORA DE PROGRAMAÇÃO VISUAL

Amanda Lianza

bottom of page